05 dos Livros de Terror mais assustadores de todos os tempos - Estante Flor de Lis

sexta-feira, 24 de julho de 2020

05 dos Livros de Terror mais assustadores de todos os tempos

05 Livros de Terror


Quem gosta de suspense e terror nas telinhas? ūüôč Eu adoro! As mais aterrorizantes para mim s√£o as que envolvem esp√≠ritos, por isso que geralmente prefiro o suspense ao inv√©s do terror propriamente dito, que na maioria das vezes predomina bastante sangue, o suspense al√©m de me prender mais, me tira o sono hahaha, mas adoro. 

Mas o engraçado é que na parte da literatura tive pouquíssimo contato com esse universo, acreditam?
Minha primeira experiência literária com esse gênero foi It A Coisa do Stephen King e posso dizer que ainda não consegui terminá-lo, e é um desafio para mim terminar esse livro. Principalmente depois que vi os filmes. Mas darei mais uma chance tanto para o It, quanto para o próprio King com seus outros tão bem avaliados livros.

Pensando nesse g√™nero resolvi pesquisar um pouco sobre os t√≠tulos mais assustadores ou melhor avaliados pela galera! Fiz uma lista com 05 sugest√Ķes, vamos l√°?!


1- O Iluminado - Stephen King

Claro que ele estaria em primeiro lugar. O Iluminado foi o terceiro livro do King, por√©m foi o seu primeiro Best-Seller, foi lan√ßado em 1977 e em tr√™s anos j√° ganhou sua adapta√ß√£o para o cinema. O filme dirigido por Stanley Kubrick, divide muito as opini√Ķes, principalmente daqueles que acompanharam a hist√≥ria do livro e n√£o gostaram nenhum um pouco das muitas diverg√™ncias entre a literatura e a hist√≥ria nas telonas. O pr√≥prio Stephen King demonstra n√£o ter gostado nenhum um pouco da adapta√ß√£o.

O que muita gente não sabe (eu também não sabia), é que a história ganhou uma nova versão em 1997 com um minissérie, roteirizada pelo próprio autor. Segundo os leitores, esta, ficou muito mais fiel ao livro.

Filme de 1980

Cena cl√°ssica (1980)


Minissérie 1997

Minissérie 1997



2 - O Terror - Dan Simmons

Este livro foi t√£o aclamado que ganhou o British Fantasy Award, premia√ß√£o para obras de fic√ß√£o cient√≠fica. A hist√≥ria √© baseada em fatos reais, e isso √© o que torna o livro mais interessante e assustador segundo os leitores. Voc√™ n√£o sabe o que √© fic√ß√£o ou hist√≥ria real.

Em 2018 ganhou uma adaptação em formato de série, produzido pela AMC





3 - O Exorcista - Peter Blatty

Com boatos de que a hist√≥ria √© baseada em um exorcismo de verdade, O Exorcista foi publicado em 1971. O livro √© inspirado em acontecimentos de um suposto caso de possess√£o que aconteceu no estado da Maryland nos EUA, em 1949. 

O livro aborda a possess√£o de uma menina de 12 anos e seu exorcismo. 

A adapta√ß√£o para o cinema veio em 1973 e foi um sucesso, campe√£o de arrecada√ß√£o para o g√™nero. Bastante fiel a hist√≥ria do livro, al√©m de ser aterrorizante aos que assistem tamb√©m trouxe bastante "terror" as grava√ß√Ķes.
A equipe que produ√ß√£o, filmagem e atores relatam diversos acontecimentos estranhos durante as grava√ß√Ķes, n√£o se sabe se realmente houveram tais acontecimentos, se estes acontecimentos n√£o tenham sido apenas infelizes coincid√™ncias, ou mesmo se n√£o tenha sido algo para promover o filme, o que duvido muito devido a √©poca em que o filme foi lan√ßado.






4- O Bebê de Rosemary - Ira Levin

O livro foi lan√ßado em 1967 e conta a hist√≥ria de um casal que se muda para um edif√≠cio com vizinhos bem estranhos. Durante sua gravidez Rosemary passa a presenciar situa√ß√Ķes bastante sinistras, deixando-a desconfiada da sua pr√≥pria sanidade.

A hist√≥ria foi um grande sucesso e obviamente tamb√©m ganhou sua adapta√ß√£o para as telonas.  E n√£o demorou muito tempo, em 1968 foi lan√ßado, escrito e dirigido por Roman Polanski, √© considerado um dos grandes cl√°ssicos do terror.





5 - A Casa Infernal (Hell House) - Richard Matheson

Dentre as minhas pesquisas, este foi o mais elogiado, no sentido de um terror mais profundo mesmo, sem aquelas j√° saturas demonstra√ß√Ķes mal assombro como vultos, portas batendo e rangendo, segundo alguns, √© um terror enlouquecedor.

Uma mans√£o abandonada por 20 anos que j√° recebeu diversas expedi√ß√Ķes afim de estudar e pesquisar os eventos sobrenaturais que aconteciam nela. Nestas expedi√ß√Ķes outros diversos acontecimentos e inclusive assassinatos. E no livro 04 pessoas seguem para a casa para realizar novas pesquisas.  

Stephen King descreveu da seguinte forma o livro:


"A Casa Infernal é o romance sobre casas mal-assombradas mais aterrorizante que já foi escrito. Destaca-se entre outras histórias do gênero como uma montanha no meio e uma planície"

E adivinhem s√≥? Tamb√©m ganhou filme! Em 1973 foi lan√ßado The Legend of Hell House, com o t√≠tulo em portugu√™s de  A Casa da Noite Eterna (qual o problema com a Lenda da Casa Infernal?! ūüôÜ). 









Eu pesquisei bastante sobre os livros de terror e outras listas, e são diversos os livros que merecem ser destacados, mas para não tornar o post muito longo, acabei selecionando esses 05 que para mim foram os que mais se destacaram dentre os clássicos e que a crítica e leitores elogiam muito os livros.

Eu escolhi os cinco livros e fui pesquisar sobre eles, e no final o post acabou se transformando tamb√©m em um post de adapta√ß√Ķes perceberam? Todos eles ganharam de alguma forma adapta√ß√Ķes para o cinema ou TV.

Dentre estes que citei n√£o li nenhum dos livros, mas fiquei interessada em ler todos, especialmente o Hell House e O Terror, com certeza ser√° um dos pr√≥ximos da minha lista. 

Os demais, já conhecia O Iluminado, claro, mas não li e não cheguei a ver o filme todo. O Exorcista eu assisti ao filme já algumas vezes e realmente ele me impacta bastante sempre, tanto que até para o post quando fui pesquisar as imagens para postar me deu aquela agonia. O Bebê de Rosemary também me recordo que o filme sempre foi um clássico mas não cheguei a assistir também.

Com certeza tenho bastante entretenimento assombroso pela frente!! ūüíÄ

E aí gostam do gênero? Já leram algum desses?

Beeijo!









8 coment√°rios

  1. Ol√°,

    Eu confesso que sou meio medrosa e n√£o curto tanto terror rsrs.
    Mas adorei as dicas! Os três primeiros livros eu já conhecia, os outros dois foram novidade.
    Legal ter adapta√ß√Ķes assim a hist√≥ria se torna at√© mais interessante, pois d√° para ler e assistir depois.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu n√£o sabia que tanta gente tinha esse "medo" dos livros de terror!! Depois que postei aqui e l√° no IG, tem muito coment√°rio assim...hehehe
      Mas realmente ter a adaptação torna mais interessante concordo!

      Beeijos!!

      Excluir
  2. Oi
    alguns desses livros eu já conhecia, mas esse é um gênero que eu fujo, suspense ainda leio, porém não leio terror e também fujo dos filmes, pensa em uma pessoa medrosa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha pois ent√£o, n√£o estais sozinha...muita gente foge!
      Os filmes eu adoro!! Os livros vou começar a me aventurar agora, depois conto se vou fugir também!! hehehe

      Beeijo

      Excluir
  3. Oi Lis,
    Confesso que sou uma banana para terror. N√£o tenho o costume de ler e nunca nem cheguei perto de um livro do King, rs.
    Mas para quem gosta, seu post est√° recheado de boas dicas!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ol√°...
    Confesso que esse post não foi feito pra mim, pois, sou medrosa demais e morro de medo de histórias assim kkkk... Pra quem curte o genero, creio que você trouxe excelentes dicas.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lis,
    Não sou muito fã de filmes de terror, mas tenho interesse em ler alguns livros do gênero.
    Quero muito ler algo do King, mas ainda n√£o consegui.
    Adorei o post, e j√° anotei as dicas.

    Bjssss
    https://pensamentossoavento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa tb gostaria de ler mais do King, s√£o tantos elogios! Vou tentar!!

    Beeijo

    ResponderExcluir