05 dos Livros de Terror mais assustadores de todos os tempos - Estante Flor de Lis

sexta-feira, 24 de julho de 2020

05 dos Livros de Terror mais assustadores de todos os tempos

05 Livros de Terror


Quem gosta de suspense e terror nas telinhas? 🙋 Eu adoro! As mais aterrorizantes para mim são as que envolvem espíritos, por isso que geralmente prefiro o suspense ao invés do terror propriamente dito, que na maioria das vezes predomina bastante sangue, o suspense além de me prender mais, me tira o sono hahaha, mas adoro. 

Mas o engraçado é que na parte da literatura tive pouquíssimo contato com esse universo, acreditam?
Minha primeira experiência literária com esse gênero foi It A Coisa do Stephen King e posso dizer que ainda não consegui terminá-lo, e é um desafio para mim terminar esse livro. Principalmente depois que vi os filmes. Mas darei mais uma chance tanto para o It, quanto para o próprio King com seus outros tão bem avaliados livros.

Pensando nesse gênero resolvi pesquisar um pouco sobre os títulos mais assustadores ou melhor avaliados pela galera! Fiz uma lista com 05 sugestões, vamos lá?!


1- O Iluminado - Stephen King

Claro que ele estaria em primeiro lugar. O Iluminado foi o terceiro livro do King, porém foi o seu primeiro Best-Seller, foi lançado em 1977 e em três anos já ganhou sua adaptação para o cinema. O filme dirigido por Stanley Kubrick, divide muito as opiniões, principalmente daqueles que acompanharam a história do livro e não gostaram nenhum um pouco das muitas divergências entre a literatura e a história nas telonas. O próprio Stephen King demonstra não ter gostado nenhum um pouco da adaptação.

O que muita gente não sabe (eu também não sabia), é que a história ganhou uma nova versão em 1997 com um minissérie, roteirizada pelo próprio autor. Segundo os leitores, esta, ficou muito mais fiel ao livro.

Filme de 1980

Cena clássica (1980)


Minissérie 1997

Minissérie 1997



2 - O Terror - Dan Simmons

Este livro foi tão aclamado que ganhou o British Fantasy Award, premiação para obras de ficção científica. A história é baseada em fatos reais, e isso é o que torna o livro mais interessante e assustador segundo os leitores. Você não sabe o que é ficção ou história real.

Em 2018 ganhou uma adaptação em formato de série, produzido pela AMC





3 - O Exorcista - Peter Blatty

Com boatos de que a história é baseada em um exorcismo de verdade, O Exorcista foi publicado em 1971. O livro é inspirado em acontecimentos de um suposto caso de possessão que aconteceu no estado da Maryland nos EUA, em 1949. 

O livro aborda a possessão de uma menina de 12 anos e seu exorcismo. 

A adaptação para o cinema veio em 1973 e foi um sucesso, campeão de arrecadação para o gênero. Bastante fiel a história do livro, além de ser aterrorizante aos que assistem também trouxe bastante "terror" as gravações.
A equipe que produção, filmagem e atores relatam diversos acontecimentos estranhos durante as gravações, não se sabe se realmente houveram tais acontecimentos, se estes acontecimentos não tenham sido apenas infelizes coincidências, ou mesmo se não tenha sido algo para promover o filme, o que duvido muito devido a época em que o filme foi lançado.






4- O Bebê de Rosemary - Ira Levin

O livro foi lançado em 1967 e conta a história de um casal que se muda para um edifício com vizinhos bem estranhos. Durante sua gravidez Rosemary passa a presenciar situações bastante sinistras, deixando-a desconfiada da sua própria sanidade.

A história foi um grande sucesso e obviamente também ganhou sua adaptação para as telonas.  E não demorou muito tempo, em 1968 foi lançado, escrito e dirigido por Roman Polanski, é considerado um dos grandes clássicos do terror.





5 - A Casa Infernal (Hell House) - Richard Matheson

Dentre as minhas pesquisas, este foi o mais elogiado, no sentido de um terror mais profundo mesmo, sem aquelas já saturas demonstrações mal assombro como vultos, portas batendo e rangendo, segundo alguns, é um terror enlouquecedor.

Uma mansão abandonada por 20 anos que já recebeu diversas expedições afim de estudar e pesquisar os eventos sobrenaturais que aconteciam nela. Nestas expedições outros diversos acontecimentos e inclusive assassinatos. E no livro 04 pessoas seguem para a casa para realizar novas pesquisas.  

Stephen King descreveu da seguinte forma o livro:


"A Casa Infernal é o romance sobre casas mal-assombradas mais aterrorizante que já foi escrito. Destaca-se entre outras histórias do gênero como uma montanha no meio e uma planície"

E adivinhem só? Também ganhou filme! Em 1973 foi lançado The Legend of Hell House, com o título em português de  A Casa da Noite Eterna (qual o problema com a Lenda da Casa Infernal?! 🙆). 









Eu pesquisei bastante sobre os livros de terror e outras listas, e são diversos os livros que merecem ser destacados, mas para não tornar o post muito longo, acabei selecionando esses 05 que para mim foram os que mais se destacaram dentre os clássicos e que a crítica e leitores elogiam muito os livros.

Eu escolhi os cinco livros e fui pesquisar sobre eles, e no final o post acabou se transformando também em um post de adaptações perceberam? Todos eles ganharam de alguma forma adaptações para o cinema ou TV.

Dentre estes que citei não li nenhum dos livros, mas fiquei interessada em ler todos, especialmente o Hell House e O Terror, com certeza será um dos próximos da minha lista. 

Os demais, já conhecia O Iluminado, claro, mas não li e não cheguei a ver o filme todo. O Exorcista eu assisti ao filme já algumas vezes e realmente ele me impacta bastante sempre, tanto que até para o post quando fui pesquisar as imagens para postar me deu aquela agonia. O Bebê de Rosemary também me recordo que o filme sempre foi um clássico mas não cheguei a assistir também.

Com certeza tenho bastante entretenimento assombroso pela frente!! 💀

E aí gostam do gênero? Já leram algum desses?

Beeijo!









8 comentários

  1. Olá,

    Eu confesso que sou meio medrosa e não curto tanto terror rsrs.
    Mas adorei as dicas! Os três primeiros livros eu já conhecia, os outros dois foram novidade.
    Legal ter adaptações assim a história se torna até mais interessante, pois dá para ler e assistir depois.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia que tanta gente tinha esse "medo" dos livros de terror!! Depois que postei aqui e lá no IG, tem muito comentário assim...hehehe
      Mas realmente ter a adaptação torna mais interessante concordo!

      Beeijos!!

      Excluir
  2. Oi
    alguns desses livros eu já conhecia, mas esse é um gênero que eu fujo, suspense ainda leio, porém não leio terror e também fujo dos filmes, pensa em uma pessoa medrosa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha pois então, não estais sozinha...muita gente foge!
      Os filmes eu adoro!! Os livros vou começar a me aventurar agora, depois conto se vou fugir também!! hehehe

      Beeijo

      Excluir
  3. Oi Lis,
    Confesso que sou uma banana para terror. Não tenho o costume de ler e nunca nem cheguei perto de um livro do King, rs.
    Mas para quem gosta, seu post está recheado de boas dicas!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Confesso que esse post não foi feito pra mim, pois, sou medrosa demais e morro de medo de histórias assim kkkk... Pra quem curte o genero, creio que você trouxe excelentes dicas.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lis,
    Não sou muito fã de filmes de terror, mas tenho interesse em ler alguns livros do gênero.
    Quero muito ler algo do King, mas ainda não consegui.
    Adorei o post, e já anotei as dicas.

    Bjssss
    https://pensamentossoavento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa tb gostaria de ler mais do King, são tantos elogios! Vou tentar!!

    Beeijo

    ResponderExcluir