A Casa das Marés - Jojo Moyes - Estante Flor de Lis

sexta-feira, 17 de julho de 2020

A Casa das Marés - Jojo Moyes

A Casa das Marés

A Casa das Marés é um dos meus favoritos da Jojo. Ela traz novamente essa mistura do passado com o presente que nos deixa instigados a cada página.

Nesta história temos dois tempos ligados pelo mesmo cenário. No anos 50 quando a sociedade era totalmente conservadora e ligada as boas aparências, somos apresentados a Lottie e Célia.

Ambas foram criadas juntas na família Holden, Célia é filha do casal, mas Lottie não, foi criada ali de favor, como sempre faz questão de ser lembrada. Célia é uma menina mimada e sonhadora, muito diferente de Lottie, mas as duas vivem grudadas.

Um grupo de artistas chega a cidade e se instala na famosa Casa Acádia, deixando os moradores tradicionais preocupados com a moral e os bons costumes e o quanto esse novo grupo pode prejudicar a imagem familiar do lugar.

Célia não perde a oportunidade de conhecer gente nova e moderna, e arrasta Lottie junto para conhecer os novos moradores e a Casa Acádia. E ali começam novas amizades, novas descobertas, encontros e desencontros.

A outra face de tempo, se passa 50 anos depois, quando um investidor compra a Casa Acádia para transformá-la em hotel de luxo e contrata a arquiteta Daisy Parsons para realizar o projeto de reforma e decoração. Abandonada pelo marido e com uma bebê recém nascida, Daisy aceita o desafio e se muda para a Casa. Ela é recebida pela antiga proprietária que se encarrega de apresentar o imóvel e parece ser a única pessoa a favor da obra, enquanto o restante dos moradores da cidade se opõe, agindo ainda de forma conservadora.

A reforma da Casa Acádia traz de volta segredos, tristezas e encontros do passado, que ficaram guardados esse tempo todo.

O livro é encantador na minha opinião. Fazendo as ligações perfeitas entre o presente e o passado, nos conectando com os personagens. Jojo fazendo o que faz de melhor, nos mergulhando num passado cheio de segredos e um presente revelador e libertador. 

O livro foi publicado em 2003 mas traz um pano de fundo muito atual, sobre a força da mulher, e a liberdade de escolhas e amores perante uma sociedade antiquada e fechada.

Indico muito essa leitura, recentemente a Intrínseca trouxe uma nova edição com uma nova capa linda!


Já leram esse? O que acharam?

Beeijo!
 

2 comentários

  1. Oie!
    Então, meu contato com a Jojo é sempre cheio de altos e baixos. Este, eu ainda não li, mas quero!
    É o seu favorito? UAU, devo arriscar mesmo então!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje teve só um livro dela que não me encantou.."O Navio das Noivas" tanto que ta ali e nem terminei! hehe os outros gostei bastante!!

      Beeijo

      Excluir