*ADAPTAÇÕES* O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë - Estante Flor de Lis

terça-feira, 19 de maio de 2020

*ADAPTAÇÕES* O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë



Vamos de clássico!!

O Morro dos Ventos Uivantes é o único romance da escritora Emily Brontë.
O livro foi publicado em 1847 sob o pseudônimo Ellis Bell. Bastante criticado na época, veio depois a se tornar um dos maiores clássicos da literatura inglesa.


"“O Morro dos Ventos Uivantes” narra a história do órfão Heathcliff e de seus irmãos de criação, Catherine e Hindley. Maltratado e humilhado por Hindley, e apaixonado por Catherine, que se casa com o nobre Edgar, Heathcliff desaparece e retorna rico, anos depois, em busca de vingança."


O que muita gente não sabe, inclusive eu, não tinha ideia, é que a história ganhou ao longo dos anos 06 adaptações para cinema!!

Wuthering Heights (1920)

A primeira adaptação para o cinema de O morro dos ventos uivantes foi realizada no Reino Unido, em 1920, pelo diretor A. V. Bramble.


Filme mudo, tendo seu estado de sobrevivência classificado como desconhecido.
O Brontë Parsonage Museum, localizado na Inglaterra, está tentando encontrar uma cópia deste raro longa. Acredita-se ser a primeira adaptação cinematográfica do homônimo livro, tendo como estrelas alguns dos atores mais populares do Reino Unido da época.
Enquanto que a maioria das produções modernas terminam a meio caminho do livro, esta versão abrange todo o romance. Ele foi filmado em locações ao redor da casa da família Brontë. E ao contrário das outras adaptações que vendem um enredo romanceado, este por sua vez, parece se aproximar mais da ideia original do livro, com o slogan em seu lançamento de 'extraordinária história de ódio de Emily Brontë', sobre amantes que arruínam-se e a todos ao seu redor com seu amor autodestrutivo.
Atualmente, mantem-se conservado o roteiro de 22 páginas, além de fotografias originais da equipe de filmagem.


Wuthering Heights (1939)

Dirigida por William Wyler no ano de 1939, o filme trazia como protagonistas Merle Oberon, Laurence Olivier e David Niven.



Wuthering Heights (1970)

Dirigido por Robert Fuest, a adaptação do romance inglês foi ao ar em 1970 com Anna Calder-Marshall e Timothy Dalton como protagonistas.


O Morro dos Ventos Uivantes (1992)

Dirigido por Peter Kosminsky, a adaptação norte-americana trazia como protagonistas Juliette Binoche (no papel de Catherine Earnshaw) e Ralph Fiennes (no papel de Heathcliff).


O Morro dos Ventos Uivantes (1998)

A versão norte-americana dirigida por David Skynner em 1998 é bastante fiel ao livro.


O Morro dos Ventos Uivantes (2011)

A última versão cinematográfica existente foi realizada pela diretora Andrea Arnold, e tem James Howson como Heathcliff e Kaya Scodelario como Cathy.



Incrível né?! 

Mais uma curiosidade sobre o livro: 
Na Saga Crepúsculo, Bella cita o livro de Brontë como seu preferido, inclusive citando uma passagem.

"Se tudo o mais perecesse e enquanto ele perdurasse, eu ainda continuaria a existir; e se tudo o mais restasse e ele fosse aniquilado, o universo se tornaria muito mais estranho."

Essa simples menção a história de Cathy e Heathcliff trouxe o livro de volta a cena e impulsionou as vendas, tanto que a editora lançou uma nova edição e criou uma nova capa, mais moderna e mais sombria, para combinar com a Saga.
Ah! E com um detalhe, um pequeno selo indicando que este é o livro preferido de Bella e Edward.



Gostaram!?

Beeijos e até a próxima!


Nenhum comentário