- Estante Flor de Lis

segunda-feira, 29 de junho de 2020





Depois que voltei a me dedicar mais ao blog e criei o Ig, passei a me deparar com várias palavras e expressões desse universo literário que ainda não tinha visto, ou até já tinha visto mas não tinha parado para ir buscar os significados. 
E são várias, alguns textos quase precisam de "tradutor" para se conseguir entender!

Então neste post resolvi trazer um pouco dessas palavras ou expressões, quem sabe ajuda algumas pessoas que como eu, ficaram meio perdidas no início.

Bookaholic: workaholic é a gíria para usada para designar um viciado em trabalho, um bookaholic é um viciado em livros;



Book Haul: post em blog, foto ou vídeo sobre os livros novos na estante.

Booktube: canal do YouTube dedicado a livros. 

Booktuber: pessoa que tem um canal do YouTube dedicado a falar sobre livros.

Bookstagram: perfil do Instagram dedicado a postar sobre livros. Livros lidos, resenhas, desejados, tags literárias...

Blurb: pequena descrição feita por outro escritor, jornal ou revista, com fins promocionais. Normalmente vemos na capa ou contra capa dos livros, dando credibilidade ao autor ou a história incentivando a compra.

Chick-Lit: é um gênero da ficção voltado ás mulheres e que trata sobre as questões femininas. Geralmente são romances leves que mostram mulheres modernas e independentes. Os ormances da Marian Keys são um exemplo (Sushi, Melância, Los Angeles...)

Crossover: encontro de duas ou mais histórias, personagens, mundos no mesmo livro. Por exemplo vamos imaginas que estamos lendo crepúsculo e no meio da história temos o personagem Damon de Diários do Vampiro, este seria um crossover entre as duas histórias. É normal acontecer na TV ou no cinema, mas também acontece em algumas obras da literatura.

Distopia: O contrário de uma utopia, onde tudo é bom. As distopias acontecem em mundos literários geralmente no futuro e com governos totalitários, injustos e perigosos. Um dos maiores exemplos do gênero é 1984, de George Orwell. E também Jogos Vorazes, a Série Divergente, A Rainha Vermelha e a nossa série queridinha A Seleção.


Fanfiction: uma história escrita por fã, baseada em uma história que já existe. Seja para dar um final diferente àquele livro que você não gostou, ou criar uma história secundária envolvendo os personagens que você tanto ama. 

Jacket: capa externa removível. Livros com Jacket normalmente tem uma capa em cor única ou então a capa externa serve como promocional para outro livro, ou filme/série ligada ao livro em questão. Muitas vezes algumas edições possuem Jacket para proteger o exemplar. 

Livro com Jacket

Plot twist: grande reviravolta na história. Existem muitos clichês que a gente acaba imaginando que vão acontecer e existem aqueles plot twists que pegam a gente de surpresa e fazem o livro ficar muito bom (ou muito ruim).

Pocket: são os livros de bolso. Os livros possuem um tamanho reduzido, podem ser chamados de versão econômica, mas seu conteúdo não é alterado.

Quote: Frases e citações do livro.

Ressaca literária: quando você lê tantos livros um atrás do outro e acaba ficando saturado de tanto ler. Acontece bastante com as Séries, que possuem vários volumes, vamos lendo um atrás do outro sem intervalos para finalizar a história toda, aí vem a ressaca.



Resenha: é a síntese ou resumo descritivo e crítico do conteúdo de uma obra.


Spoiler: do verbo “spoil”, significa “estragar”. É qualquer informação que estraga a surpresa de um livro, filme ou série. 

Tag literária: hashtag ou post contendo perguntas sobre livros que leu, conhece, quer, etc.

TBR: “To Be Read” ou todos aqueles livros que você coloca na fila para ler um dia. Existem TBRs pequenas, para uma maratona literária, ou de determinado desafio, e existem aquelas infinitas porque você sempre compra livros novos e vai colocando na fila pra ler.

Wishlist: seria a "Lista de Desejos", a lista daqueles livros que queremos comprar. 


Espero ter ter sido útil este post! 
Se quiserem complementá-lo nos comentários! Vou deixar aberto para ir editando o post com os devidos créditos!

Beeijo!! Até a próxima!

2 comentários

  1. Olá,
    Olhando seu post eu vi o quanto de gírias usamos e nem percebemos, de tão acostumados. Isso é ótimo para fornecer conhecimento e também para identificarmos e não usar quando não necessário.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oioi! Pois então, algumas palavras e expressões usamos tanto que parece que todos já conhecem...e as vezes o pessoal fica perdido! hehehe

      Beeijo

      Excluir