A Dança da Água - Ta-Nehisi Coates - Estante Flor de Lis

segunda-feira, 14 de junho de 2021

A Dança da Água - Ta-Nehisi Coates

 



Continuando a minha saga de ler a lista de livros da Intrínseca que serão adaptados para as telinhas e telonas, meu escolhido da vez foi A Dança da Água do jornalista premiado Ta-Nehisi Coates.


É um livro complexo, difícil, denso, e não só pelo escrita, mas pela história de sofrimento real que ele carrega.

Coates nos envia para o século XIX e nos arremessa em meio ao declínio da plantações de tabaco que enriqueceram tantos senhores de terra (e escravos) nos Estados Unidos. 


Conhecemos nosso protagonista Hiram, jovem negro, filho ilegítimo do senhor de Lockless, Holwell Walker.

Hiram torna-se acompanhante de seu meio-irmão Mynard, e em um acidente no rio Goose, a vida de Hiram é poupada e ele descobre um poder oculto dentro de si, que mudará sua vida para sempre. Este poder lhe foi herdade da mãe, que foi vendida quando ele tinha apenas 9 anos e nunca mais a viu. Apesar de sua memória ser excepcional, ele não consegue ter nenhuma lembrança da mãe, a não ser as contadas por conhecidos.


Após o acidente, Hiram sente uma vontade urgente de fugir e lutar pela sua liberdade e dos seus.


Este livro é mais um tapa na cara da humanidade, nos lembrando que carregamos este passado sombrio e vergonhoso, chamado escravidão.

A escrita de Coates (poética) em alguns pontos me deixou confusa, e por ser descritiva demais, tornou-se por diversas vezes cansativa. 

O ponto mágico da história, chamado de Condução, é uma parte essencial que só foi verdadeiramente aprestada no final, achei que poderia ter sido melhor explorado ao longo da história toda.


É uma história muito boa, mas não me cativou completamente pela forma como foi apresentada. Quando comecei o livro, me envolvi e me entreguei, mas aos poucos foi ficando cansativo, alguns diálogos me pareceram totalmente sem sentido e propósito, como se estivem ali só pra completar as páginas. Muitos personagens foram apresentados superficialmente e poderiam ter mais destaque, inclusive com desfechos que ficaram em aberto. 


A sensação que tive ao terminar a leitura foi: "Poxa, que história incrível, porque complicar tanto a apresentação dela?!" 


Ainda assim, recomendo a leitura! 


A Dança da Água é apenas uma parte do retrato de um passado impossível de esquecer e esconder, um retrato que se faz necessário ser mostrado, para que possamos repensar o presente e mudar o futuro!


Fico agora na espera do que será apresentado nas telonas, creio que ao contrário do que normalmente acontece, teremos no cinema uma obra ainda melhor que a literária. Mas é só um palpite! Posso estar completamente errada! 


Já leram? O que acharam?!


Beijos!




2 comentários

  1. Oi
    eu já vi essa capa e nem sabia que esse livro teria adaptação, parece ser uma boa história, apesar de ter ficado um pouco confusa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é ótima, acho que a adaptação vai ser linda!!

      Beeijos

      Excluir