sexta-feira, 13 de novembro de 2020
Cartada Final - John Grisham
O kit de Setembro da TAG INÉDITOS veio incrível.
Assino a Tag Inéditos desde Maio e eu já estava completamente satisfeita, mas quando recebi esse kit de setembro, eu surtei de felicidade! Sério! Dá uma olhada aí embaixo no mimo que veio 👇
Café!! A pessoa aqui adora um bom cafézinho, lendo um bom livro! E ainda veio junto, o mini "coador" e os filtros de papel do tamanho certo também! Gente!! Sensacional!
Mas agora vamos ao que realmente importa certo?! O livro escolhido do mês!
Cartada Final de John Grisham. Escolha perfeita!
O livro tem como base principal um grupo de pessoas que trabalha para libertar pessoas que foram presas injustamente, pessoas inocentes. Eles são chamados de Guardiões da Inocência e trabalham sem fins lucrativos, com ajuda de fundos e doações.
Nosso personagem principal é advogado e faz parte dos Guardiões. De todos os casos que eles acompanham, o principal e ponto central do livro é o caso de um negro chamado Quincy, que foi preso há 22 anos pelo assassinato de um advogado.
Acontece que o caso é cheio de furos, as "provas" que o incriminam são forjadas e por se tratar de um caso antigo, da década de 80, ainda não se tinha tecnologia suficiente para analisar adequadamente algumas delas, e ainda por cima a polícia local estava envolvida.
Os Guardiões rodam o país atrás das testemunhas e pessoas envolvidas com os casos antigos, afim de conseguir novos depoimentos, novas pistas e novas provas que possam servir para anular a condenação e até mesmo a sentença de pena de morte, que alguns clientes possuem.
Achei bem legal que o foco principal deles é inocentar quem está preso injustamente, descobrir quem realmente cometeu o crime é apenas um bônus, caso venha a acontecer.
Gostei bastante do livro, John Grisham é conhecido por ser o "Rei dos Tribunais", conta muitíssimo bem as histórias, e com uma realidade que claramente percebe-se que ele sabe exatamente do que está falando. John é advogado aposentado.
Não vi tanto mistério quanto o que a sinopse nos faz pensar que tem. E a cada capítulo, a cada parágrafo eu ia imaginando essa história indo parar nas telonas!
Pra quem não sabe Grisham já teve algumas de suas obras adaptadas para o cinema, e vale muito a pena conferir. Eu já assisti alguns e ainda não havia lido nenhuma obra sua.
Dentre as diversas obras adaptadas para o cinema e televisão, temos A Firma, O Dossiê Pelicano, O Júri e Tempo de Matar! Tenho certeza que algum desses vocês já devem ter visto ou pelo menos ouvido falar!
Enfim, Cartada Final é um ótimo livro, uma boa história e nos trás também algumas reflexões, sobre o quão frágil a justiça pode ser. Ao final do livro o autor expõe que a sua obra foi inspirada em fatos reais e nos deixa ainda mais sensíveis à história!
Beeijos!
Nenhum comentário