A Abadia de Northanger - Jane Austen - Estante Flor de Lis

sexta-feira, 21 de maio de 2021

A Abadia de Northanger - Jane Austen

 

A Abadia de Northanger

Meu primeiro Austen!!!


Sim! Senhoras e senhores, este é a minha primeira leitura de Jane Austen!

Não me julguem, simplesmente não havia tido vontade de ler, até que recentemente assisti ao filme de Orgulho e Preconceito. Sim, também estava em débito nisso, e até eu me assusto e me pergunto porque não tinha visto antes...

Enfim, depois que vi e gostei muito do filme, resolvi que queria começar a ler as obras dela, sendo assim, comprei logo Orgulho e Preconceito (claro!) e pra fugir um pouquinho dos outros títulos mais famoso, escolhi A Abadia de Northanger também e fui logo começar por ele.


A Abadia de Northanger


A Abadia de Northanger


Esta obra de Austen foi publicada postumamente em 1817, 13 anos depois de ela ter concluído a obra. 


A história nos apresenta nossa heroína, Catherine Morland, uma jovem adolescente, pura e ingênua que está para começar sua vida sociedade.

Catherine vive com a família no campo e é convidada por um casal de amigos, a passar a temporada na sofisticada Bath

Em Bath, Catherine frequenta os bailes, teatros e os salões mais bem frequentados.

Faz algumas amizades, conhece algumas pessoas, entre elas Henry Tilney, por quem começa a se apaixonar. Acaba estreitando uma relação com a irmã do rapaz, e por isso, é convidada pela amiga para ir se hospedar com eles na Abadia de Northanger.


Catherine é uma jovem sonhadora, e apaixonada por romances góticos, então, com o convite de ficar hospedada em um antiga abadia, a moça fica entusiasmadíssima e com a imaginação aguçada. 

Porém, a estadia não é exatamente o que ela esperava!


A Abadia de Northanger


Fiquei bem surpresa com esse livro! 


Depois que li fui pesquisar e vi que realmente é um livro diferente, pois seria uma espécie de sátira dos romances góticos da época. A escrita em terceira pessoa é muito divertida e faz comentários próprios durante a historia! Gostei muito dessa forma!

Pela história de Orgulho e Preconceito, eu já sabia que o estilo de romance da Jane Austen não é dos mais explícitos no sentido romântico, até mesmo pela época da escrita, claro, mas este em especial realmente não me passou absolutamente nada de romance. Se você espera suspirar pelo nosso casal de "heróis", esqueça! Mas é uma bela história de crescimento pessoal, da percepção de uma jovem entrando no mundo adulto, de amizade e interesses.


Gostei muito desse livro, li ele em dois dias! E já quero o próximo, no caso, Orgulho e Preconceito, que está lá na estante me esperando.


Ahh já ia me esquecendo de comentar dessa edição fofíssima, adorei essa capa, simples, mas achei uma graça e pretendo os próximos de Jane Austen todos nessa coleção!


A Abadia de Northanger


Me contem, qual seu preferido de Jane Austen?!


Beeijos!!

12 comentários

  1. Oie!
    Eu li há alguns anos, não me lembro muitoooo da história, porque não foi uma leitura muito fácil, na verdade.
    Meu preferido até o momento é o 'Razão e Sensibilidade', mas não li todos ainda, então isso pode mudar, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô doida pra ler Razão e Sensibilidade tb!!

      Beeijos

      Excluir
  2. Olá, Lis.
    Eu confesso não sou muito fã da escrita da autora, tanto que prefiro o filme ao livro Orgulho e Preconceito hehe. Mas já li três livros dela e meu favorito é Razão e Sensibilidade. Esse eu não li.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha RS ai como preferido novamente!! Tô doida pra ler!!

      Beeijos

      Excluir
  3. Oi Lis,
    Confesso que nunca li nada da Jane Austen por que eu sempre abandono os clássicos, haha. Mas, esse título não tão conhecido super me chamou a atenção, pois não sou fã de romances, mas gosto do tema/estética gótica. Ahh e também achei linda essa capa. Coloquei o livro na minha lista de futuras leituras.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre tive um problema com os clássicos tb...mas recentemente me rendi a eles!
      Beeijos!

      Excluir
  4. Oi
    eu li recentemente 3 livros da autora, já estou querendo compras um box de livros que vem esse.
    Que bom que gostou da leitura, esse parece ser uma boa leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero completar a coleção tb e ler todos! Gostei bastante!

      Beeijos!

      Excluir
  5. Olá...
    Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, porém, já li o clássico Orgulho e Preconceito, do qual gostei muuuuito!
    Amei sua resenha!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Orgulho e Preconceito é o próximo que vou ler!! Ansiosa!! Adorei o filme!

      Beeijos

      Excluir
  6. Olá Lis,
    A edição está mesmo linda. Dela só li Orgulho e preconceito e adorei. Conheço pouco desse mas gostei da premissa e pode ser a próxima escolha.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho e Preconceito será o próximo!! Vamos ver se vou gostar tanto quanto do filme!

      Beeijos

      Excluir