Eu não sei quem é você - Penny Hancock - Estante Flor de Lis

terça-feira, 8 de junho de 2021

Eu não sei quem é você - Penny Hancock

 

Eu não sei quem é você - Penny

Meu pódio da TAG Inéditos acabou de ganhar um novo integrante!


Eu não sei quem é você, é o livro de Março/2021 da TAG Inéditos. Penny Hancock nos traz assuntos delicados como abuso sexual infantil, portanto, contem gatilhos!


Nesta história temos Holly e Jules, melhores amigas desde a universidade. Inseparáveis, uma é madrinha do filho(a) a outra, o que elas não chamam exatamente de afilhados, e sim de "filho especial".


Holly tem um garoto de 16 anos, Saul, e Jules uma menina de 13 anos, Saffie.

Após a morte repentina do marido de Holly, ela e Saul mudam-se para o interior da Inglaterra, para a vila que Jules mora. A adaptação de Saul não é das melhores, o garoto é mais introspectivo, calado e sem muitos amigos, acaba sofrendo bullyng no colégio, e é algo que deixa Holly bastante preocupada.


Jules está sempre ali para acalmar as preocupações de Holly, e vice e versa, a ligação das duas é muito forte. Até o dia em que Saul fica na casa de Jules enquanto a duas saem para uns drinks com amigas, e uma semana depois Saffie confidencia para a mãe que o garoto a estuprou. 


Holly se nega a acreditar que o filho tenha cometido tal ato, o que torna a trama ainda mais intensa pois ela é participante ativa de seminários e manifestações sobre consentimento e apoio as vítimas de abuso sexual.


Eu não sei quem é você - Penny


A narrativa é envolvente e vai alternando entre as duas personagens, e mostrando o sentimento das duas em relação a esse drama. A escrita da autora te prende do início ao fim. Fiquei pressa nas dúvidas das personagens que constantemente se questionam se realmente estão indo pelo caminho certo, em quem acreditar?! E a autora ainda consegue plantar diversas suspeitas que fazem bastante sentido...


O tema é bastante delicado, e por vezes você se pega pensando realmente que está indo pelo caminho errado pelo fato de estar duvidando da vítima por diversas vezes, e é complicado opinar sobre isso. De maneira nenhuma devemos invalidar o sofrimento da situação, e das vítimas de abuso, mas o livro nos coloca a pensar sobre outro prisma, que pode sim acontecer...


E aí quando você não sabe mais o que pensar, vem um plot e deixa de boca aberta!


Eu gostei muito desse livro, ele nos faz pensar muito sobre os relacionamentos, sobre o quanto na verdade não conhecemos as pessoas, por mais que sejamos próximos. E em quanto as relações são frágeis. O tema central é sim bastante delicado, e deve ser conduzido com muito cuidado, acredito que Hancock conseguiu.




O que eu mais aprendi nas últimas semanas - eu digo -, é que, no fundo, a gente nunca conhece uma pessoa de verdade É impossível. Coloque uma pessoa num contexto diferente do que ela está acostumada e essa pessoa vai revelar certas características quem nem ela mesma imagina que tem.



Novamente ressalto que o livro não é indicado para pessoas sensíveis a estes temas.


Agora só me falta ler o último livro que recebi da TAG e fecho meu pódio, em breve faço o post contando!


Beeijos!

2 comentários

  1. Olá..
    Adorei a sua resenha!
    Ainda não conhecia a obra em questão, mas pelos seus comentários pude perceber que com certeza é um livro com temas bem pesados. A premissa é muito forte e acho que leria um dia, mas é necessário escolher um momento mais adequado pra essa leitura.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é bastante intenso o assunto abordado, mas um livro muito bom!!

      Beeijos

      Excluir