Frida Kahlo e as Cores da Vida - Caroline Bernard - Estante Flor de Lis

quarta-feira, 31 de março de 2021

Frida Kahlo e as Cores da Vida - Caroline Bernard

 

Frida Kahlo

Eis aqui um livro que me tirou totalmente do prumo.


Eu sempre ouvi falar de Frida Kahlo, sempre vi seu retrato chamativo, seus cabelos com flores, sobrancelhas grossas.... Em certo momento da minha vida essa imagem ficou relacionada à revolução, mas principalmente a movimentos extremistas (não me pergunte porquê), já que eu nunca soube exatamente quem era Frida.


Eu nunca fui muito fã de nada extremista, nunca gostei de nada desse tipo...e principalmente também nunca procurei saber muito sobre.

Meio que o ... "não gosto mas nunca comi", entendem?!


Quando recebi a caixinha a Janeiro/2021 da TAG Inéditos e vi qual livro era, confesso que torci o nariz. 

Não fiquei nem um pouco empolgada para começar a ler, somado a isso o fato de que eu tinha empacado e abandonado o livro de Dezembro/2020 (leio todos na ordem de chegada das caixas, nunca pulo nenhum), imaginem que comecei o livro com zero vontade!


Levei na cara! Simples assim!


Frida Kahlo e as Cores da Vida, é uma ficção de inspiração biográfica, ou seja, alguma coisas foram alteradas e "floreadas" para fazer parte da obra.

Mas em suma o livro conta os principais acontecimentos da vida de Frida, dando ênfase para os romances. E que vida meus amores! 

 

Ainda criança teve Piliomielite que a deixou com sequelas em uma das pernas, está aí o porquê dos trajes mais chamativos, e das saias longas e coloridas. Aos 18 anos um acidente que a deixou imobilizada na cama por meses a fio e trouxe sequelas severas que ela carregou até o fim da vida.


Foi depois do acidente, quando estava na cama, que Frida se aproximou mais da pintura e começou realmente a criar e pintar. A arte de Frida é intensa, e ela é a sua própria inspiração, a maioria das suas obras são auto retratos e dão vazão dos seus sentimentos.


 

Uma grande apaixonada por sua terra, o México. É assim que conseguimos vê-la na narrativa. Desde as roupas, a culinária, os adereços, os vários itens da sua cultura, que ela faz questão de levar sempre com ela.


Defensora da liberdade, se filiou ao partido comunista e foi lá que conheceu seu futuro marido, o também artista Diego Rivera, 20 anos mais velho que ela.

O livro não entra tanto em detalhes do engajamento político de Frida, mas as passagens citam os personagens importantes do cenário político da época e as relações tão próximas com Frida, dá pra ter uma ideia de que ela era ativamente participativa.


Porém o foco da autora é o romance e ela destaca o casamento conturbado com Diego, o amor inseparável, forte, desenfreado....cheio de traições de ambos os lados. Eles tem uma dependência um do outro (principalmente ela) que chegar a dar ódio. O próprio Diego por si só já é digno de ódio, o relacionamento deles num todo não era nada saudável.


A escrita da autora é muito fluida, tem muita informação, o tempo passa rápido e ainda assim tudo é muito bem descrito e escrito. É muito sensível, e detalhista quanto aos sentimentos de Frida e aos quadros dela.




Passei o livro todo pensando em ir pesquisa mais para saber se os fatos eram realmente verdadeiros, mas me segurei para me jogar na história do livro. Assim que acabei fui correndo pro tio google pesquisar. E realmente tá tudo ali, de forma romanceada, mas acredito que a essência está ali. 


A minha percepção da Frida descrita nesse livro, é de uma jovem mulher a frente do seu tempo, determinada mas insegura e carente de atenção, além de muitas cicatrizes (e não estou falando as físicas, que já eram muitas). Cicatrizes desde o "bulling" na escola, por causa da sequela da polio, depois o trauma do acidente, quando além de toda a dor física, seu primeiro grande amor a abandona...


Esta é uma bela obra inicial para todos que como eu não conhecem verdadeiramente Frida Kahlo


Um salve especial para esta edição da TAG que está simplesmente maravilhosa. De todas que recebi até agora, sem dúvida alguma esta é a edição mais bonita.





Quero saber quem já conhecia a história da Frida, já leu alguma biografia, viu o filme de 2002 inspirado nela? Contem aí!!


Beeijos!

Nenhum comentário