- Estante Flor de Lis

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

 

04 livros que abandonei

Eu amo ler (óbvio), entrar naquele universo diferente, viajar para lugares incríveis e "conhecer" personagens que nos encantam.


Mas nem tudo é essa plenitude toda. As vezes a história simplesmente não conquista, as vezes os personagens não te agradam, e você tem a sensação de patinar no mesmo lugar e a história não evolui. Aí você abandona o livro e parte para outro!


E vou dizer, abandonar um livro é algo que eu odeio com todas as forçar, de verdade, sempre achei um absurdo não conseguir terminar a história! 😲


Mas com o tempo vamos aprendendo que não adianta forçar, as vezes simplesmente não estamos em uma "época" boa para ler tal história. E o lance é deixar ele de lado e quando achar que deve, você tenta novamente.


Isso aconteceu pela primeira vez comigo quando comprei O Morro dos Ventos Uivantes de Charlotte Bronte. Eu simplesmente detestei o livro, acho que não li nem 30% dele. Claro, tem toda a questão de ser realmente uma leitura mais densa, mais pesada. Mas acho que realmente eu não estava naquela "vibe". Muito tempo depois, eu resolvi dar uma nova chance, e adivinhem?! Amei!💓 E fiquei apaixonada pelo tipo história, tanto que fui atrás de conhecer as outras irmãs Bronte.


Depois disso, tive mais 04 abandonos, e estes ainda não tive a vontade de dar uma nova chance...porém eles continuam ali na estante me aguardando e a hora deles chegará!


It, A Coisa - Stephen King


Eu sempre fui a louca dos filmes de terror! Adoro um bom susto! Sempre tive boas indicações para os livros do King e nunca tinha parado para ler nenhum.


Quando saiu a notícia de que seria lançado IT no cinema, eu disse: "É agora!". Preciso ler o livro antes do filme! Fui lá e comprei o "calhamaço" (bem carinho por sinal, né mores?), e comecei empolgadíssima!! Gente, o negócio não fluiu, eu não estava entendendo nada, eram tantos detalhes, tanta "encheção de linguiça"! Eu não havia chego nem na metade dele quando o filme estreou e adivinha quem foi na estreia?! 😂😂


Resultado: Larguei de mão, assisti os dois filmes e deixei o livro pra quando sentir que é hora de ler. Estou dando uma chance para outros livros do estilo e quem sabe logo eu me pegue com vontade de dar uma nova chance ao IT, mas se não der, também está tudo bem!



O Navio da Noivas - Jojo Moyes


Quando eu compro os livros da Jojo, eu compro de olhos fechados, nem olho a sinopse, não tem erro, amo a escrita dela e as histórias são sempre fantásticas! E numa leva dessa de livros dela que comprei, trouxe junto O Navio da Noivas.

Pensa num livro que eu patinei, fiquei um tempão encalhada nele. Cada vez que eu ia dormir via ele ao lado da cama e não tinha a mínima vontade de pegar. A história pra mim não rolou. Achei que seria incrível aquela aventura com um navio cheio de noivas, atravessando oceano para encontrar seus amores, suas histórias contadas nesse meio tempo... E realmente o intuito até onde pude perceber é esse, porém não me encantou em nada, achei bem chato e desinteressante. 

Uma pena! 


O Aprendiz de Assassino - Hobin Hobb


Esse livro, uma amiga ganhou de presente e disse que amou! Quando eu li a sinopse, nossa, achei incrível. Logo pensei, quero ler! Porém se trata de uma trilogia, e os livros são enormes e não tão baratos, na época. Mas guardei a vontade ali no fundinho!


Quando não, passeando no shopping e dando aquela voltinha que amamos no sebo, lá estão o livro II e III por R$ 10,00!!! Não parei nem pra pensar, catei os dois e pensei "daqui a pouco aparece o I e eu compro". Ele apareceu uns 3 meses depois, e eu tava doida pra ler!

E fiquei doida de raiva quando não consegui terminar. Sério, eu tenho algum problema com livros muito detalhados, com muitos personagens que se misturam e daqui a pouco você não sabe quem é quem. 


A história não é ruim, ela é bem interessante, porém me pegou nisso, no excesso de detalhes que deixa um pouco massante de ler. Recentemente quando li O Trono de Vidro (yes!!💓) eu lembrei do Aprendiz de Assassino, tem um fundo parecido, mas a escrita é muito diferente.


O pior é que ao abandonar o livro I abandonei por tabela as duas sequencias! Mas seguimos confiantes que em breve superamos!!



A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak


Este é disparado o que o pessoal mais pergunta: "Como assim?!? Abandonou esse??" Sim, gente, abandonei! Também fui com muita sede ao pote nesse e quebrei a cara, não curti. Achei monótono, não vi muita graça e vou dizer, dos quatro, esse é o que menos tenho expectativas de voltar a ler, e olha que nesse eu fui um pouquinho além da metade pra ver se engrenava, mas para mim não funcionou, infelizmente.


Então seguimos assim, nos encantando ou não com os livros, o que importa e lermos algo que nos faça e nos traga o bem! Se uma história não se encaixa num certo momento, não quer dizer será pra sempre assim...dê tempo ao tempo e em outra oportunidade aquele livro pode se tornar um dos melhores da sua vida literária!


👉 E vocês já abandonaram muitos livros? Contem para mim, esses aí de cima vocês já leram? O que acharam?!


Beeijoss!!

2 comentários

  1. Olá,

    Poxa que pena que você não gostou da Menina que Roubava Livros, simplesmente é um dos meus favoritos.
    Alguns livro que acabei largando infelizmente foram os do John Green, já vi que não bati muito com a escrita dele.


    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psé, não me encontrei no Meninas, mas várias pessoas amam esse livro mesmo, acho que quando eu der outra oportunidade para ele, vai ser diferente.
      Os livros do John tb não me conquistaram, o último só terminei na base do ódio mesmo hehehe


      Beeijo

      Excluir