Tipos de Livros - Estante Flor de Lis

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Tipos de Livros

 




Você já deve ter reparado que temos a nossa disposição os mais variados tipos de livros, capas, papel, valores, certo?! Mas já parou para saber como eles são subdivididos no universo literário?!


Então vem comigo que eu mostro!


Fora do Brasil, principalmente nos Estados Unidos, os lançamentos são feitos com edições diferenciadas, basicamente na ordem dos tipos que vou mostrar aqui.


  

Hardcover ou como chamamos no Brasil, edição de Luxo. É uma edição em capa dura lisa, não vem com nenhuma arte na capa e o nome do livro e autor ficam posicionados na lombada. 

A arte encontra-se no Jacket que envolve o livro, ali teremos sim, as ilustrações, sinopse, e tudo o mais.

Essas edições costumam ter um preço maior aqui no Brasil, muitas vezes ficando apenas para colecionadores ou para aqueles que gostam de deixar a estante mais bonita com edições diferenciadas dos seus favoritos.





O Hardback, é a capa dura normal, e aí sim, com todas as ilustrações e escritas na própria capa.

Normalmente não vem com orelhas. No exterior eles são muito comuns, assim como os Hardcover, praticamente tratados da mesma forma. 

Já aqui no Brasil, geralmente as edições com capa dura são edições especiais, as vezes limitadas, ou edições comemorativas. Também tem um preço diferenciado.

Boa parte das edições de capa dura no Brasil apresentam um interior diferenciado também, ilustrado, com coloração diferente, e com uma estética mais apreciada.


      



O Paperback é o nosso livro comum, com capa de papel, chamado de Brochura aqui para nós. 

Ele pode vir com ou sem orelhas, com um um papel de melhor ou menor qualidade, depende da editora e da edição.

É o mais utilizado no Brasil, e com o preço mais em conta, apesar de ainda assim ser extremamente caro (na opinião desta criatura que vos escreve)❤.






O Pocket é o famoso livro de bolso. Ele tem um tamanho bem menor que o livro comum, e algumas vezes a qualidade do papel pode diminuir um pouco também, porém não é regra, ultimamente os Pocket tem vindo com uma qualidade muito boa.

Já houve um tempo que o Pocket vinha com a história "encurtada" mas de um bom tempo para cá, as edições tem vindo completas.

Este tipo de edição é a mais barata.





                                              



Eu fico bem divida quanto a essas opções, tenho uma opinião diferente para cada uma...

Não gosto dos Hardcover pois não gosto de livro com jacket, não sou muito fã da capa lisa, com o jacket.

Acho maravilhosas as edições Hardback, a nossa capa dura comum mesmo, com as ilustrações da capa, e o interior diferenciado, o grande problema deles é o valor, não sei se tenho coragem em gastar grandes quantias com eles. Na minha estante hoje, só tenho os Dan Brown ilustrados e O Lar da Srta. Peregrine nessa versão.


Já os Paperback são os meus preferidos, pois são melhores de manusear na hora da leitura.


Os Pocket, são um eterno amor e ódio para mim. Tenho 08 deles, e realmente chamam a atenção pelo valor, e obviamente a história está ali, o que importa o tamanho não é mesmo? Sem falar que para ler também são super leves e fáceis de manusear.


Mas gente, a não ser que você só tenha livros Pocket, ou vários deles para fazer um "cantinho Pocket" (ó a loka) 😂🙈, - fica um horror na estante junto com os outros!!

Enfim, loucuras dessa pessoa aqui!


E aí, qual vocês preferem?!

Conheciam essas diferenças?!


 

8 comentários

  1. Olá,

    Acho que os Hardback são os meus favoritos. Tambem não sou fã de Jackets, acho que não fica tão bem feito e algumas estragam fácil.

    Bjs
    diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia os nomes originais dos tipos de livros, ficava com a versão em Português mesmo... kkk Eu particularmente, amo as edições em capa dura, pois aqui em casa tenho problemas com humidade e a capa dura protege mais os livros. São mais caros, é verdade, mas são melhores para serem conservados, fora que são edições muito lindas para dar aquele charme na estante, rs. Os de brochura normal são maioria na minha estante, competindo com os digitais, que se tornaram mais presentes depois que comprei um kindle.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ponto importante esse da conservação!! os Jacket´s apesar de eu não curtir mto tb protegem um pouco as folhas. E os digitais ainda são um dilema para mim, custei a desapegar dos físicos para conseguir ler o digital, mas já estou me acostumando! hehe

      Beeijo

      Excluir
  3. Oi Lis,
    Eu sou feliz com os meus paperbacks, gosto bastante de hardback, mas não sofro não, se puder ter a mesma história por menos, não ligo não.
    Agora, os pockets eu não gosto não. Tem vários que já li que os cortes nas histórias mudaram minha percepção sobre todo o enredo.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psé, tem vários Pockets assim né, por enquanto não peguei nenhum...aliás o último que terminei essa semana era inclusive uma versão estendida do livro!! Vai saber né!!

      Beeijoss

      Excluir
  4. Oi, Lis!
    Eu não gosto de livros com jacket, nunca tive nenhum mas acho que amassaria demais haha. Amo livros de capa dura e os de brochura que a gente
    já conhece ♥ Amei conhecer os termos!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir