Querido Edward - Ann Napolitano - Estante Flor de Lis

sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Querido Edward - Ann Napolitano

 


Livro da caixinha de Agosto da TAG inéditos, Querido Edward, da autora Ann Napolitano, é sem dúvida um carinho no coração.

O Kit inteiro é um carinho neste momento tão estranho que estamos vivendo.

O mimo do mês é uma máscara, e apesar de alguns acharem o mimo sem graça e "simples", eu achei muito delicado e extremamente útil e condizente com o atual cenário.





Após a leitura do livro cheguei a conclusão de que na verdade a própria história é o mimo! Fiquei encantada demais com a leveza, e com doçura que autora nos apresenta essa história que tinha tudo para ser forte e triste. E ela é, só que contada de forma extremamente suave.


Edward é um garoto de 12 anos que embarca num voo com seus pais e seu irmão mais velho (14) para viver em uma nova cidade.

Acontece que o avião cai, e Edward é o único sobrevivente.

Após a recuperação no hospital, ele segue para morar com o tio e a tia, irmã de sua mãe.


A vida de Edward muda completamente. O país inteiro o conhece e especula sobre o garoto que sobreviveu a um acidente de avião. Ele agora tem páginas na internet, aparece em reportagens de jornais e TV. Mas não se sente ali, naquele lugar, naquele corpo, naquela nova realidade.


A história transcorre com essa "adaptação" de Edward nessa nova realidade que é a sua vida.

Ann aborda tudo com muita delicadeza, e vamos acompanhando esse processo de luto ainda na infância até a virada em um jovem adulto. O sentimento de culpa por ter sido o único sobrevivente e que aquelas pessoas não possam viver e ter experiências como ele, especialmente o irmão, é algo muito presente. 


Com o apoio de sua melhor amiga, Shay, Edward vai passando por todas as fases do luto e da nova realidade.

O livro vai alternando entre a atual situação do menino e ao momento do voo, apresentando os passageiros e algumas de suas histórias. 


A história tem um revés quando Edward descobre que o tio investiga o acidente em segredo e possui duas malas cheias de cartas que familiares e amigos das vítimas escreveram para o menino. A cada carta Edward vai conhecendo a história de cada passageiro, conectando com fotos, pondo rostos nas histórias.


Achei incrível esse romance, é maravilhoso ver a evolução da história. Ann não tentou, com sua narrativa, fazer com que Edward superasse o acidente e suas perdas, mas sim que ele aprendesse a viver com elas.



O que aconteceu está impresso em seus ossos, Edward. Vive sob sua pele. Nunca vai desaparecer. É parte sua e será parte sua em todos os momentos até a sua morte. O que você tem feito, desde a primeira vez que o vi, é aprender a conviver com isso.


Alguém já teve a oportunidade de ler? O que achou?


Beeijos!

2 comentários

  1. Oie!
    Não tinha visto ainda o livro que viria.
    É bem diferente de tudo que já vi, parece interessante, triste, mas interessante.
    Achei bem bacana a máscara de brinde!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante mesmo, e leve, apesar do enredo!

      Beeijos!

      Excluir